Seriamente seriado
“Está na hora de lhe dizer o que deveria ter-lhe dito há cinco anos, Harry”. “Como vamos poder comer, por que comemos e aonde vamos almoçar?”. “Um menino? Quer dizer, um filho de Adão?”. “Primeira, Edward era um vampiro”. “O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás”. “Ó senhor Frodo, isso é muito duro”. “Sinto muito dizer que o livro que você tem nas mãos é bastante desagradável”.
Reconheceu algumas frases acima? Sabe a que livro elas pertencem? Ficou em dúvida se é do primeiro, do sétimo ou do décimo quarto? Isso é normal, porque um dos charmes desses livros é serem grandes séries. Pra ser mais específico, são séries relativamente recentes (pós-Segunda Guerra Mundial) que fizeram muito sucesso nos anos 2000.
As Crônicas de Nárnia foi lançado em 1950. O Senhor dos Anéis é de depois da Segunda Guerra Mundial. O Guia do Mochileiro de 1979. A Torre Negra começou a ser escrita em 70 e só foi publicada como livro em 1982. Harry Potter estreou no Brasil em 1999, assim como Desventuras em Série. O mais recente é a série Crepúsculo, que começou em 2005.
E praticamente todos eles viraram filmes nos anos 2000 (a exceção é Torre Negra, que pode virar filme ainda nas mãos de J.J. Abrams). Cada um teve uma influência diferente na sua época e teve (ou terá) nas épocas seguintes. O sarcasmo e as críticas de Douglas Adams são inconfundíveis. A mitologia criada por Tolkien foi influência para a grandiosa série western/pop da Torre Negra, do Stephen King. Crônicas de Nárnia vem nesse mesmo embalo do senhor dos Anéis. Desventuras em série é uma série diferente, aliás, são desventuras, não é?
E Harry Potter e Crepúsculo são as maiores febres em questão de livro dos anos 2000. O único deles que eu posso falar com propriedade é o Harry Potter. E é a partir dele que eu posso falar um pouco sobre o fascínio que as séries podem causar. Imagina pegar um livro, ler e saber que ele vai continuar, que as emoções que você sentiu naquele livro estão lá e os personagens que já lhe são familiares estão lá ainda. E isso só melhora com a espera. Acompanhar uma série enquanto ela é escrita é a melhor coisa do mundo. Tem toda a expectativa do período entre livros, do lançamento, do tesão em pegar o livro pela primeira vez e mergulhar para saber mais sobre aquela história.
Enfim, a série acaba sendo nada mais que um livro grande. Mas imagina um livro de 3.000, 4.0000 páginas? Pois é, prazeres que só um livro em série pode te dar...
bjinho
Fonte:Aqui
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pela visita e volte sempre!